Apagariam? & se Apagasse?
Não Apagues! Pague!
Apegue-se!
Passará.
M. Giunta
Desde 1943 na esquina de duas vias importantes da cidade: a Avenida Paulista e a Rua Consolação, nº2423, o CINE BELAS ARTES cumpre a sua função social ao permitir a refexão e o debate de rua sobre a condição humana em suas telas, que radicam o cerne da estética. Mas nesta data, o cinema realiza sua última transmissão de películas na madrugada e anuncia que encerrará as atividades neste ano - queimou-se o filme da urbe. É com pesar que conversamos sobre o imensurável prejuízo ao fomento da cultura, da diversidade, do intelecto e do respeito à cidade, quiçá nacional - ouso escrever-te.
Inaugurado como 'Cine Ritz', anos mais tarde, chamou-se 'Cinema Trianon'. Em 1967, reinventa-se e adquire o tradicional nome 'Cine Belas Artes' e o prestígio da 'paulicéia', em razão da excelente programação a cargo de Dante Ancona Lopez. Até que em 1983, por meio de nova reforma, ganha seis salas e torna-se o primeiro multiplex da cidade, como Gaumont Belas Artes. Cada sala recebe o nome de um grande artista brasileiro, a saber: Carmen Miranda, Cândido Portinari, Oscar Niemeyer, Aleijadinho, Villa-Lobos e Mario de Andrade, respectivamente, em sua especialidade: música e atuação, pintura, arquitetura, escultura, composição e literatura.
O cinema se manteve até 2002, quando entrou em crise e, então, anunciou-se o encerramento das atividades culturais. A possibilidade resulta em protestos. Para manter-se como o tradicional cinema nacional, no ano seguinte o Belas Artes ganha um novo proprietário, André Sturm,bem como a produtora O2 - de Fernando Meirelles. No fim de 2003, o banco HSBC passa a patrocinar o espaço, financiando uma grande reforma. O nome mais uma vez muda, passando a se chamar HSBC Belas Artes. Desde então, o local oferece lançamentos clássicos do cinema >> além do Noitão - evento mensal, em que ocorre a exibição três filmes a partir da meia noite ( com direito à sessão surpresa!)
Como uma película de sucesso, a história do espaço não podia ser diferente. A saga recheada de suspense/drama continua. Novamente, em 2010 o cinema anunciou a possibilidade de baixar as cortinas, logo após o banco HSBC divulgar o encerramento do patrocínio. O cinema mudou, novamente, o nome para Belas Artes. O proprietário atual, o André Sturm, procura por empresas para um novo patrocínio. O fato é que ao fim de janeiro de 2011, o Belas Artes fechará as suas portas e será demolido para a construção de um prosaico estabelecimento comercial; leia-se: loja! "É disso que eu preciso ou não é nada disso?" evoco o Sérgio Sampaio, pois há quem diga que dormimos de touca diante do exposto.
Dica aos investidores ( será o SANTANDER ? ), a REAL oportunidade está lançada! Vamos investir! Afinal, não é segredo que o maior faturamento do Banco espanhol é no Brasil y 'Todas las cosas que quedaron por decir se dormirán' - lembrando a original trilha de Cría Cuervos de C.Saura. Em vista da veracidade do anúncio, todavia, Sturm e Léo Mendes afirmam ter planos para reabrir as salas em outro canto da cidade e promover a programação original >> inclusive com os Noitões que reúnem, nas madrugadas, aproximadamente mil pessoas. Olé!
A boa notícia é que o governo municipal também irá se manifestar sobre a situação do cinema. Na terça-feira (18/1) será votado na Prefeitura um pedido de tombamento do edifício que abriga o Belas Artes, numa tentativa de mantê-lo no local. 'O pedido foi aceito pelo Secretário Municipal de Cultura de São Paulo, Carlos Augusto Calil, que considerou o assunto “urgente”'. Caso seja tombado, o prédio não poderá mais ser modificado, mantendo, assim, as salas de cinema intactas - via Pipoca Moderna.
A boa notícia é que o governo municipal também irá se manifestar sobre a situação do cinema. Na terça-feira (18/1) será votado na Prefeitura um pedido de tombamento do edifício que abriga o Belas Artes, numa tentativa de mantê-lo no local. 'O pedido foi aceito pelo Secretário Municipal de Cultura de São Paulo, Carlos Augusto Calil, que considerou o assunto “urgente”'. Caso seja tombado, o prédio não poderá mais ser modificado, mantendo, assim, as salas de cinema intactas - via Pipoca Moderna.
Um pouco de Balbúrdia para nos protejer da Ordem!
Diante deste cenário, desprovido de caráter, não chamaremos o Batman (perdão, caro Heródoto Barbeiro - CBN). Renunciaremos ao herói mascarado para despertarmos o anti-herói de Mário de Andrade. O cidadão do Mundo compreende que o nó aperta quando não há investimento no setor cultural - e ocorre a amputação das partes sadias.
Em tempo de anúncios, denuncio que o problema é anterior à falta de patrocínio ou dinheiro. Mas se insistem em dizer, recordo-me da 1ª filmagem de Quentin Tarantino "Reservoir Dogs" - a solução é recorrer aos vilões do cinema e pagar a conta - bring that 'little green bag'! Afinal, 'lookin' back on the track gonna do it my way'.
Que a luz desse Arquétipo urbano - cenário de espetáculos - não cesse,jamais. Nada de adeus. Recuso-me e não me despeço.
Até breve!
As luzes do cinema se apagarão...é verdade.
[silêncio]
Confiram!
Verdadeiro ícone da cidade de São Paulo não pode acabar assim !!! Ministério da Cultura ??? Por onde andas ??? Dilminha hora de agir , e rápido !!!
ResponderExcluirsoy helena julio de ecuador, quiero hablar bien sobre el señor pedro sobre este tema. el señor pedro y su compañía de préstamos me brindan apoyo financiero cuando todos los bancos de mi ciudad rechazaron mi solicitud de otorgarme un préstamo de 500,000.00 usd, intenté todo lo que pude para obtener un préstamo de mis bancos aquí en ecuador pero todos me rechazaron debido a que mi crédito era bajo, pero con la gracia de Dios, llegué a conocer al Sr. Pedro en una plataforma de préstamos, así que decidí intentarlo para solicitar el préstamo. con la voluntad de Dios me otorgaron un préstamo de 500,000.00 usd. la solicitud de préstamo que mis bancos aquí en ecuador me rechazaron, fue realmente increíble hacer negocios con ellos y mi negocio va bien ahora. correo electrónico / contacto si desea solicitar un préstamo de ellos. pedroloanss@gmail.com
ResponderExcluir