15.4.09

Unsangdong A.

Coréia do Sul
M. Giunta

O escritório de arquitetura Unsangdong Architects resolveu desafiar nosso censo comum e transformar apartamentos tradicionais em objetos animados ao adicionar uma pitada de humor e alegria à estrutura. O Dancing Apartment (Apartamento Dançante) projetado por Jang Yoon Gyoo e Shin Chang Hoon para a cidade de Dong-a Ilbo, na Coréia do Sul, tem unidades construídas em linhas oblíquas, onde cada uma delas mantém um terraço natural e em conjunto fazem a fachada "dançar", criando vistas agradáveis (ou não) e espaços arejados (fato!).
Os terraços de dimensões diversificadas podem ser usados como spas, jardins, espaços de exercícios e até mesmo estufas. Já os apartamentos mantêm um design diferenciado, onde os projetistas sugerem também que os próprios espaços internos sigam a mesma linha tridimensional da fachada, sem deixar de suprir as necessidades de uma residência.
Para dar mais maleabilidade aos proprietários, os mesmos têm a oportunidade de escolher manter os seus ambientes com o pé direito duplo, ou construir um segundo andar. Quantos aos terraços, podem conter piscinas, home theaters, galerias, estúdios, salas, entre outros espaços, para assim se adaptarem as famílias residentes.
Diferentemente dos apartamentos atuais o Dancing Apartment proporciona aos seus usuários o desafio de interagir, oferecendo aos moradores - por meio da distribuição de espaços públicos entre as unidades - pequenos parques, espaços culturais, bibliotecas, lounges entre outros.
Confira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parla!